quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O melhor jeito de parar de fumar



Eu parei e garanto: é possível. Não vou entrar em detalhes de quanto tempo eu fumei, qual cigarro, besteira, não importa.
O que importa é que consegui, a gente tem que fazer ecolhas.

Abaixo, meu passo a passo e minhas dicas.

1- Porque parar
parar de fumar é natural na vida. A gente brinca de boneca/ carrinho por um tempo na vida, depois pára. Com cigarro é o mesmo, a gente brinca de cigarro por um tempo, depois é natural que se pare porque o cigarro é gostoso (brincar de casinha também era) mas estagna a gente.
Assim como não dá para brincar de boneca a vida toda para não estagnar, não dá para brincar de cigarro a vida toda, para igualmente não estagnar.

2- Como começar
Primeira coisa: não conte a ninguém. Primeiro, porque planos não se contam. Srgundo porquê começa uma vigilância em cima da gente, a gente se sente vigiado e pressionado a conseguir.
Eu não gosto de ser pressionada. Não contar à ninguém é metade do sucesso garantido.
Conte somente para alguem que voce confie e possa te apoiar sem te encher o saco.

3- Quando começar
Escolha antecipadamente uma data, um mês para começar a missão, mas tem que ser uma data neutra.
Não escolha meses em que você tem casamento para ir, ou é seu aniversário, ou do marido, ou do filho, ou você vai para Paris. Não é possível parar de fumar em datas onde as festas estarão presentes, porque em festas e com bebidas a gnte quer fumar o triplo.
No meu caso, adoro festas juninas, então junho não dava. Meu aniversário é em abril, pulei abril.
Faça o mesmo.

4- Marquei a data
Saiba que a chance de não dar certo de primeira é grande. Sabe porquê? porque tudo é meio novo na primeira vez, e fora o distanciamento do cigarro, há a aproximação de coisas que você não está acostumado. Daí, fracassar de primeira é normal. O importante é estipular rapidamente uma nova data caso fracasse na primeira. Eu fracassei já sabendo disso. Comecei em outubro, fracassei. Me dei um tempo para as festas de final de ano e marquei nova data para março após o carnaval (quando o ano realmente começa no país).
Na segunda vez já não tem desculpa, tem que parar mesmo. Tem que ser guerreiro e voltar a mandar no seu galinheiro.

5- Começe o processo
O início se dá com um penumologista. Marque uma consulta bem antes da data em que você quer parar de fumar.  Ele sabe como te monitorar e te ajudar a parar de fumar com remédios.
E não me venha com rebeldia nessa hora dizendo que você não gosta de tomar remédios. Fumou mais de 10 mil produtos químicos no marlboro e agora quer ser natureba? Encare o faixa preta e pare de fumar.
Sem remédios para quem é muito viciado no cigarro é doloroso e as chances de fracasso são enormes.
Então, pra que não usar essa ajuda?
Eu usei tudo o que meu pneumologista me receitou: cloridrato de Bupropiona (maniplulado), adesivos e chicletes de nicotina.

6- O tratamento
No começo, usar tudo: o comprimido, os adesivos e os chicletes.
O remédio deixa sua vontade de fumar bem mais fraca e mais espaçada. O adesivo potencializa essa ajuda ininterruptamente. E quando bate a vontade, masque um chiclete.

Digo que são umas 3 semanas de inferno, mas você sabe que pode passar 3 semanas assim.
Nessas primeiras semanas, fuja de festas, bares, baladas, amigos. Você não poderá beber álcool porque está tomando o faixa preta. E mesmo se não estiver tumando o bupropiona, o álcool chama
cigarro, então fuja.
Pense, se conseguir isso por 3 finais de semana está praticamente livre.
Eu que fazia festinhas aqui em casa todo final de semana, avisei aos amigos que ia dar um tempo e fiquei reclusa.
Saía de dia, mas na night mesmo não é possível, a night pede cigarro, pelo menos para mim. Adapte isso à seu modo de vida.

Quando iniciar o tratamento, você ainda pode fumar por uns dias. Na minha opinião, 1 semana.
Mas tem que fumar nesse período sabendo que está parando, fumar com moderação, não fumar indiscriminadamente como se não estivesse parando.
Fume, mas miguele um pouco. Não fume quando tiver vontade, já vai se acostumando a dizer não para ele.
Sentiu vontade? faleassim, agora não vou fumar daqui a uma hora.
Coisas assim já vão te preparando para saber dizer não para si mesmo.

Assim, após o início do tratamento e após essa primeira semana ainda fumando, marque um dia para não comprar cigarro e nem fumar mais.
Masque mais chicletes, não deixe de colar o adesivo, tome água e vá em frente.

A vontade vai vir, mas você chora e não cede.
O faixa preta te deixa meio besta, acho isso bom nessa fase, é melhor mesmo estar meio avoado do que estar com os pés no chão nesse período.

Eu consegui assim, foi inferno mas consegui. A pele fica linda, o cabelo mais forte, tudo fica bom.
Valeu a pena. É o que eu disse no começo desse post: brinquei bastante de cigarro, agora vou brincar de outras coisas. Normal.




Um comentário:

Anônimo disse...

O Bup não é faixa preta e pode beber sim. Fora isso, muito bom seu texto. A parte do medo de tomar o remedio é muito boa.