sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como fazer pizza em casa com pedra refrataria para pizza

Depois que comprei a maquina de fazer pão britania, os petiscos aqui em casa nos finais de semana sardella que aprendi a fazer, ou com azeite e sal que todo mundo gosta.

máquina de pão
Foram pães de todos os tipos: de calabresa, de queijo, de cerveja. Os que tinham recheios como o de calabresa eram um petisco. Os que não tinham recheios como o de cerveja ou o pão francês, eu servia com patês como a

Depois de dezenas de pães, comecei a fazer focaccia. Amei.
Fiz com cobertura de cebola, de queijo e tomate cereja e sem cobertura, apenas pincelada com azeite, e salpicada com alecrim e sal grosso.
Foram mais umas dezenas.

Aí resolvi fazer pizza.
A máquina deu no couro e fez o serviço para mim. Era só colocar os ingredientes e ligar o botão que a massa saía prontinha e linda, bastava apenas dividir ao meio (a receita dá duas massas) esticar numa assadeira, colocar a cobertura e forno.
Pelo menos eu achei que seria assim, mas não foi.

A massa estava linda, o forno quente, a assadeira era adequada mas a pizza era muito amadora, não lembrava em nada uma pizza de pizzaria.
Eu achei que se fizesse a massa, a pizza sairia como de pizzaria.
Mas não é assim.

Aí, pesquisando e aprendendo na net, descobri que a temperatura dos fornos de pizzaria chegam a 500 graus, e o meu aqui de casa, diz que chega a 295, mas acho que na real deve chegar a uns 270 graus.
A diferença é enorme, e então comecei a pesquisar como conseguir a textura da massa de pizza de pizzaria num forno de cozinha.

Grill Pizza Express Britânia
pizza grill express

A primeira idéia foi comprar um aparelho chamado Grill Pizza Express, da Britânia, que na descrição que lí nas lojas on line, faz pizza perfeita em 5 minutos.
Me animei tantoooo!
Era isso que eu queria, algo que transformasse minha massa de pizza perfeita numa pizza perfeita.
O melhor preço que achei foi na loja virtual do Wal Mart: 129,54 a vista no boleto.

Antes de comprar, dei uma passada na casas Bahia e ví a máquina ao vivo.
Parecia bem simples, a vendedora me atendeu com cara de nojo (difícil isso acontecer nas casas Bahia, mas aconteceu nesse dia) e má vontade.
Eu quase comprei, estava muito animada, mas diante da cara de bode da vendedora, desanimei e saí de lá sem o aparelho.
Mas uma coisa tinha me chamado a atenção: no manual da máquina, tinha umas receitas de como fazer carnes, almôndegas e peixe na máquina, mas não tinha nenhuma receita de pizza.

Quando cheguei em casa, entrei no site da britânia, acessei o manual em pdf e era o mesmo manual que tinha visto lá na loja: nenhuma receita de pizza.
Então escrevi para a Britânia e questionei: se era uma máuina de pizza, porque não tinha nenhuma receita de pizza e nem mesmo tinha o modo de usar para pizza?
Dias depois veio a resposta: (e meu alívio por não ter comprado)

'Referente sua notificação no Fale Conosco, as receitas contidas no manual serve para fazer outros tipos de alimentos, as pizzas devem ser aquelas prontas que normalmente vendem em mercados, ou compre somente a massa e faça o recheio como de preferência. '

Resumindo: serve para esquentar pizzas prontas.
Balde de água fria total né.
A máquina estava fora de questão.

Pizza no chão do forno

Parti para mais pesquisa na internet e descobri uma maneira alternativa de se conseguir pizzas de pizzaria em casa: Assando direto no chão do forno.
Parti para a segunda empreitada.

Forrei o chão do forno com papel alumínio, deixei aquecer na temperatura máxima por uns 30 minutos.
Fiz a massa, coloquei o molho e a cobertura e joguei a pizza lá dentro.
Resultado: faltou muito pouco para se parecer como uma pizza de pizzaria. A massa fez umas bolhas lindas na borda, pena que deu uma sapecada embaixo, umas queimadinhas, mas nada muito grave mesmo porque os queimados deram um gosto e um aroma meio de forno a lenha, adorei.















Pedra
pedra para pizza

Essa foi a primeira experiência, mas eu ainda queria mais, e procurando descobri que existem a venda umas pedras refratárias para fazer pizza em casa.
Trata-se de um disco de cerâmica refratária, de espessura de +- 1,0 cm e diâmetros variados, dependendo da marca ou da loja onde você comprar.

Fui atrás, não foi muito fácil.
Na internet achei no mercado livre uma de 31cm de diâmetro, custava 39,00 reais + frete. O preço era bom, mas eu estava tão animada que não queria esperar correio entregar.

Então, saí por aí, fui no C&C (casa e construção) e não tinha; fui no Wal Mart também não tinha.
No site das Americanas tinha, mas na loja física não tinha.
Quando estava desistindo, ví um Sam's Club e mesmo não sendo sócia entrei e achei a pedra.
Na fila do caixa, pedi para alguém me ceder o cartão de sócio, uma tia deixou.
Paguei 69,00 reais, conjunto de pedra de 40cm diâmetro + suporte de metal, cortador de pizza e espátula de servir, Made in Taiwan.

Chequei em casa, fiz a massa e deixei embalada no filme na geladeira. A noite seria a grande experiência.
Cerveja gelando, música no ponto, lava lamp ligada e eu finalmente ia usar a tal pedra que promete pizzas profissionais em casa.

Quando fui colocar a pedra com seu suporte dentro do forno, percebi que não caberia o suporte, somente a pedra,
Ate ai tudo bem, ate achei que o suporte iria afastar a pedra do chão do forno e nem liguei.
Tirei o suporte e coloquei a pedra direto na chapa do forno. Liguei o fogo e deixei aquecer na temperatura máxima por 30 minutos.

Estiquei a massa na pedra da pia com farinha e na hora de montar, como não tenho aquelas pás de pizzaiolo, montei em cima do fundo da minha assadeira de pizza de alumínio, com um pouco de farinha embaixo.
Enquanto montava, checava se a massa estava soltinha da assadeira. Se grudar ferrou porque ela tem que ficar soltinha para deslizar para a pedra na hora de assar.
Checava de vez em quando e não grudou.

Abri o forno, deslizei a pizza lá para cima da pedra, coloquei uma assadeira de alumínio na grade de cima para fazer um calorzinho a mais para a parte de cima da pizza (tentando simular uma câmara de forno a lenha) e deixei por volta de7 minutos.
Resultado:
Pizza muito boa, mas a massa ficou menos interessante do que quando coloquei direto na chapa do forno.
Vou fazer novamente e depois escrevo se é isso mesmo.

Mas o veredicto por enquanto:
A pedra é legal, faz pizza muito melhor que a assadeira de alumínio.
Vale a pena ter uma, mas a história de que ela faz pizza de pizzaria é um pouco de exagero.

Dicas para usar a pedra para pizza
1- a pedra deve ser colocada no forno ainda frio. Ela tem que se aquecer junto com o forno. Choques térmicos podem trincar a pedra.
2- ela não pode ser retirada ainda quente do forno.
Você tem que tirar a pizza mas deixar a pedra lá para esfriar dentro do forno desligado, isso para evitar choque térmico.
3- uma coisa que facilitaria minha vida na hora de tirar a pizza assada da pedra (não fiz isso, mas vou fazer) é forrá-la com papel alumínio e deixar uma borda de papel alumínio para fora da borda.
Assim, na hora de tirar a pizza é só puxar o papel alumínio.
Não fiz isso e sofri para tirar a pizza que grudou um pouco na pedra. Queimei o dedo nessas.
Além disso, se forrar não suja a pedra.

Aqui tem um vídeo ensinando a usar pedra:


View How to Use a Pizza Stone on Howcast

2 comentários:

Angel disse...

A própria Britânia equivocada quanto à fazer pizzas no Pizza Grill (já fora de linha) . Tenho uma forma desta e não troco por nenhuma. Faço pizzas divinas, com a massa crua, feita em casa, em média de 10 minutos. Resumindo, nunca mais comprei pizza e a família adora. Raramente uso para a outra finalidade a que se destina - grelhar carnes. Faço, também, bolos, berinjela à parmigiana, pastel assado, pão de queijo, hamburguer, etc, etc. Não quero nunca mais ficar sem este eletrodoméstico. Espero que dure muito!



Unknown disse...

Muito obrigado por ter compartilhado sua experiência eu fiz ontem a minha primeira pizza em casa, antes de ler esse blog, usei uma assadeira de alumínio e uma receita de massa do site tudo de gostoso, a massa ficou grossa, mais para massa de empada do que de pizza, mas de qualquer forma ficou gostosa, valeu a pena. Vou comprar um rolo para esticar melhor a massa. Vou tentar assar direto na base do forno forrado com papel alumínio, acho que vou por duas folhas, para evitar o queimado. Com relação ao Post da Angel a tal assadeira britânia custa 1599,00 reais, achei caro demais, será que vale mesmo a pena?